segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Abrolhos-Santo André

******************************************************************************** 

Textos antigos, do Cruzeiro Costa Leste 2010, que ainda não haviam sido postados (vide post "O retorno do Jedi")

 ******************************************************************************** Saímos na hora do almoço, para variar no motor, pois não havia vento (novidade...). A noite transcorreu sem problemas e ao amanhecer estávamos na entrada de Santo André. Ancoramos tranquilamente na praia enquanto aguardávamos a chegada do Carlindo, o prático que nos guiaria até dentro dos recifes, no estofo da maré. Destaque para o grande trabalho dos Zanellas, que vieram antes, fizeram a batimetria do local de ancoragem para distribuir adequadamente os barcos de acordo com o calado. 

Devido à grande quantidade de barcos, e à forte correnteza ora para o mar ora para o rio, os mesmos foram ancorados "madrinhados", ou seja um primeiro ancorava, com âncora na proa e na popa, e depois o outro vinha, encostava no primeiro, separado pelas defensas, e também ancorava com âncora de proa e popa, auxiliados pelo potente botinho do Feitiço.Trabalho bem organizado. Mesmo com todo o cuidado alguns barcos acabaram soltando suas amarras, pois era muito peso para as âncoras, tendo de ser resgatados com ajuda dos botinhos. 

Santo André é um distrito de Cabrália, mas se parece mais com uma mini-cidadezinha, muito tranqüila e aconchegante, banhado pe;o mar e pelo rio João de Tiba, com ruas de terra e onde as pessoas se cumprimentam ao se cruzar. A Tânia reencontrou uma amiga de muito tempo, a Márcia, que se mudou para lá e está com uma pousada, a Pousada e Restaurante Gaili. Pousada muito bonita por sinal, com chalés dois a dois distribuídos na enorme e arborizada área. Comida de ótima qualidade, um excelente local para se ficar. 

Acabamos dormindo duas noites lá. Curtimos os passeios, entre eles a praia, a feirinha local e os bonecos. Fizemos caminhadas no calçadão que ladeia a estrada indo até o local do ferry-boat, algumas vezes passear em Cabrália, em uma delas com uma casal de amigos ficamos em um barzinho super-simpático com jeitão de armazém. Em outra comprei umas lagostas que preparei à noite na pousada. Mas chegou a hora de partir para Ilhéus... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário