O barco

O veleiro Alphorria é um Fast 345. O modelo foi fabricado no Brasil pela Fast Yacts entre os anos de 1982 e 1989 e foi um dos maiores sucessos da industria náutica brasileira, sendo fabricadas mais de 50 unidades. Tudo começou com a compra do projeto (do consagrado engenheiro naval Ron Holland) e moldes da Campers and Nicholson, tradicional estaleiro inglês, por parte da Fast Yachts brasileira.

O Fast 345 é um veleiro extremamente robusto, construído e projetado para enfrentar as piores condições de mar com segurança (foi projetado para navegar no mar da Inglaterra). Embora o seu projeto obedeça o perfil dos projetos da década de 1980 (popa mais estreita) não chega a comprometer seu desempenho e conforto quando comparado aos projetos mais recentes.

O Alphorria foi fabricado em1982 e seu casco é o de número 9. Conta com a vantagem de ter sido fabricado ainda sob a supervisão dos engenheiros ingleses da Campers and Nicholson. A construção desses primeiros barcos foi feita ainda com material importado da Inglaterra. São considerados os barcos da melhor safra dos 345, com casco extremamente resistente em função do esmero e da qualidade dos materiais empregados na construção dos primeiros barcos.

É um modelo de 10,52 m, deslocamento de 5042 kg e calado do 2 m. com armação de velas sloop ( ou eslupe), a mais comum entre os veleiro, que consiste em um único mastro com uma vela triangular principal (mestra ou grande) e uma vela de estai ( genoa ou buja). Possui mastreação fracionada ou seja o estai de proa não vai até o topo do mastro.

Após uma sessão de melhorias que visam aumentar o conforto a bordo o Alphorria ficou com um motor Yanmar YM30, enrolador de genoa, bimini, dog-house, targa com placa solar de 130 W, tanques de água doce com capacidade de 300 l boiler com agua quente e misturador no chuveiro da cabine, chuveiro no cock pit, piloto automático Raytheon ST 4000, speed e Sonda Bidata da Raytheon, VHF Uniden Solara, fogão duas bocas e forno, geladeira 12 v Elber com congelador, Adega climatizada 110 vBlack & Decker para 6 garrafas.