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Textos antigos, do Cruzeiro Costa Leste 2010, que ainda não haviam sido postados (vide post "O retorno do Jedi")
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O trecho Vitória-Abrolhos foi feito quase todo a motor, já que os ventos estavam muito fracos. Nesse trecho tivemos um problema sério. O mar estava bastante mexido e, quando faltavam umas 6 horas para a chegada a Abrolhos, ao descer para descansar notei que o barco estava cheio de água, com o assoalho subindo buraco no casco. Mas tive tranqüilidade para, antes de alarmar a tripulação provar a água. Era doce!!! Menos mal pois, se não era água do mar então não havia buraco no casco. Então só poderia ser dos tanques de água doce a bordo, devido ou ao balanço do mar ou a alguma mangueira que houvesse se soltado pelo mesmo motivo. Como a bomba de porão havia parado de funcionar (embora antes estivesse ok) preparei a reserva, que atua ligada na tomada do acendedor de cigarros do painel.
Conferi nossa posição e vi que estávamos no través de Caravelas. Subi, informei à tripula, peguei a mangueira de abastecimento d'água, desci e a liguei na bomba de porão, pondo para funcionar. Chamei no rádio a flotilha e lhes informei do ocorrido, pedindo que alguém se mantivesse por perto. O Riacho Doce, de pronto alterou seu rumo e passou a nos acompanhar. Desliguei o motor, a velocidade caiu para 2,5 nós e consegui esgotar totalmente a água. Ufaa...
Refiz as contas e vi que não daria para chegar a Abrolhos com luz do dia naquela velocidade. Sempre entrei em Abrolhos de dia, pois não é nada recomendável entrar à noite, devido às formações de recifes que circundam e dão o nome ao local (para os navegadores portugueses "Abrolhos", que significa "Abra os olhos"). Resolvi tentar assim mesmo e liguei o motor no máximo, contando que a noite demoraria um pouco para chegar. Quase deu... Chegamos à entrada sul de Abrolhos com o sol já sumindo. Lá vamos nós entrar de novo de noite. Paciência.
Posicionei a Tânia e o Luiz em cada bordo, pedindo que ficassem em atentos a qualquer indício de pedras (barulho ou espuma de ondas batendo) e lá fomos nós. Em baixa velocidade, exatamente em cima do percurso e torcendo para que a precisão do GPS fosse a melhor. Deu certo e, apesar de em certo trecho perto da entrada, a luz intermitente do farol haver nos cegado, foi com alívio que, vimos aos poucos luzes as luzes dos veleiros ancorados. Yessss... Bem vindo a Abrolhos.
Ancoramos na fileira final, esperamos para ver se a âncora havia unhado (o fundo em Abrolhos é meio arisco...) e fomos fazer um merecido rango e descansar. Acordei no meio da noite com um sentimento estranho, embora tudo parecesse normal. Resolvi sair para conferir e... batata!!! A âncora estava garrando, pois estávamos mais perto do veleiro que estava atrás de nós do que antes. Chamei o Luiz, liguei o motor e recolocamos o Alphorria no local certo, com um pouco até mais de espaço. Não foi preciso e a ancoragem serviu até o dia de sairmos.
De manhã a Berta, do IBAMA, que tradicionalmente recebe todos os navegadores, veio dar as boas vindas e (re) explicar as regras da área. Fomos até a Ilha da Siriba com outros velejadores em uma visita guiada pela Berta, e depois mergulhamos em apnéia no local. Houve também um churrasco de confraternização, em que foram entregues itens para o pessoal de apoio local (rádio e casaco de tempo). Em outro dia levei a Tânia para visitar o Farol, que toda vez que passo por lá vou visitar, e considero uma das melhores coisas que se pode fazer em Abrolhos, pois de lá se faz boas fotos. Enfim, nos divertimos bastante.
não entendi....onde você está?
ResponderExcluirabracos
Ney
No momento no Panamá. Essas postagens são referentes ao Crzeiro costa Leste 2010, e estou publicando para não perder a oportunidade de compartilhar com os amigos tanto o que ocorreu como as dicas dos lugares.
ResponderExcluirEssa informação eu postei em "O retorno do Jedi" :
"Aqueles que nos acompanharam no Blog notaram que ele parou de ser alimentado de informações a partir de Vitória. O que aconteceu é que, a partir dali, os tempos de Internet algumas vezes eram muito pequenos e a prioridade era...Com a reativação do Blog, e para não perder o rumo, optei por publicá-los assim mesmo, em ordem cronológica, pois embora estejam um pouco de defasados no tempo, não seria justo que os relatos desse período fossem perdidos, tanto pelo valor histórico como o informativo. Colocarei primeiro os acontecimentos da continuação do Cruzeiro Costa Leste 2010 e, posteriormente, a continuação até os dias atuais."
Mas talvez não tenha ficado muito clara, sorry.
Mande sempre suas dúvidas.
Mauricio
Em tempo, correu a 24 horas?