sábado, 7 de agosto de 2010

Finalmente

CONSEGUIMOS!!! TÁ NO AR!!! Bom, na verdade se a gente for conferir mesmo vai ver que ainda faltam várias coisas como textos explicativos da tripula, etc,etc... Mas o mais difícil mesmo foi conseguir colocar o blog no ar e mantê-lo DURANTE e não DEPOIS da nossa tão sonhada viagem no Alphorria pela costa brasileira, eheheheheheh (Gracias Thaty, primeira filha, que fez toda a diagramação. Quem quiser assessoria ela está às ordens) pois a tripula estava assoberbada com a lista (e que lista!!! )de coisas a fazer, que incluía desde a instalação do motor até compras para o trecho Angra-Rio.
Ficamos com o Alphorria 3 meses e meio em Ubatuba ( a previsão era de dois...) para melhorias tais como aumento da capacidade de água doce (180l para 300l) troca de todas as luminárias para lidas objetivando o consumo das baterias, revisão/substituição de diversos equipamentos, instalação de uma mesa para o cockpit, (afinal é um barato comer apreciando o visual em torno do barco), etc, etc... Como o trabalho atrasou saímos de Ubatuba no final de maio mas ainda a tempo de pegar o nosso Encontro anual de velejadores da ABVC em Bracuhy, onde moramos. Nos inscrevemos para um mini-cruzeiro posterior ao Encontro. Na hora H o nosso motor começou a ficar instável emocionalmente (afinal eram tantas as emoções, eheheheheheh...) resolvemos trocá-lo por outro novo, da Yanmar, e foi mais um mês para instalação (previsão inicial de 15 dias, mas a turma estava tão interessada na Copa do Mundo...) A Tânia fez uma cortina nova para o Alphorria, afinal a anterior já estava bem desgastada, com motivos náuticos que ela comprou, ficou bem legal. Aproveitamos os estofados antigos, cortamos e transformamos em outros para sentarmos no cockpit e outros para os banquinhos de madeira da targa, que finalmente conseguimos fazer, pois é um bom lugar para sentar quando se veleja.
      Quando finalmente terminaram a instalação nos avisaram que seria necessário trocar o hélice do Alphorria!!! Claro, seria demais se eles tivessem verificado isso ANTES, eheheheheeh... mais dias de atraso, subimos o barco na Marina Verolme mas (finalmente) terminou, o que faltar irá sendo feito pelo caminho.
Saimos com mais um tripulante, o Luis, que mora a bordo do seu veleiro, o Caona, e que irá até Natal conosco. Pernoitamos na Ilha Grande para relaxar e possibilitar a saída bem cedinho de modo a permitir uma velejada diurna, antes de ir para Rio. Estreamos a nova âncora, de 15 kg, recém-comprada, mais parruda que a que estávamos usando, já prevendo os fundeios no Nordeste, e ela não fez feio, unhou direitinho. Por sorte (nossa, claro!!!) as condições atmosféricas lá estavam péssimas, com uma frente fria braba, o que fez com que a saída do Cruzeiro Costa Leste (que irá do Rio a Fernando de Noronha) fosse adiada quase uma semana, seria na sexta-feira, ufaaa... O lado ruim desse atraso foi que a Thaty, o Vitor e a Alice, que iriam conosco no trecho Rio-Buzios tiveram de voltar para Brasília sem velejar...Tristeza, mas a gente se encontra em Recife.
O trecho Angra-Rio estava meio chato na altura da Restinga de Marambaia, a proa do Alphorria mergulhava direto dentro dágua e acabamos (depois) descobrindo que as nossas vedaçoes das gaiutas não estavam boas. Esse trecho foi bom para testarmos realmente o motor novo, e ficamos bem satisfeitos com ele. No Rio ficamos no Iate Clube do Rio de Janeiro, onde reencontramos vários velejadores amigos, todos eles também com suas respectivas listas a fazer, eheheheheh...Há um ditado náutico que diz que essas listas não acabam nunca, tem sempre outro item entrando. Atualizamos a lista com a substituição das borrachas das gaiútas, e mais alguns itens. O Leônidas, colega de velejadas e do trabalho chegou para compor a tripulação e se deu bem pois com o atraso pode pegar o trecho a partir do Rio, ao invés de Búzios, como estava previsto.
A navegada para Búzios foi feita só no motor, mas o mar estava legal. A previsão de chegada era para a manhã do dia seguinte, mas como o motor estava rodando bem acabamos chegando de madrugada. Perto da chegada, ao contornarmos o para a entrada de Búzios o vento e o mar cresceram e tome balançada por umas duas horas... Mas nada de anormal e depois o mar estava liso de novo. Entramos na área do Iate Clube de Búzios e ancoramos sem problemas entre os outros barcos, o Alphorria todo feliz porque as águas eram bem limpinhas ao contrário das do ICRJ, que ficam na Baia de Guanabara. O Leônidas ficou feliz porque não tinha enjoado, afinal era a sua primeira saída longa de mar.
Em Búzios só alegria. Não fosse pelo hélice do nosso motor de popa, que se soltou enquanto o mesmo estava ancorado, quando estávamos jantando na cidade, tudo seria perfeito. O Inácio e o Fernando, amigos nossos, do veleiro Conero, mergulharam depois mas não encontraram o hélice, que teimava em se esconder no fundo. Passeamos pela cidade, matamos a saudade de comer peixe, arriscamos uma caída na água (fria, brrrrr) de Buzios e finalmente saimos com destino a Vitória, mais isso será contado em outro post.

2 comentários:

  1. Xará e adoráveis tripulantes! Adorei embarcar nesta viagem! Não deixem de atualizar o blog (inclusive a seção "Receitas do capitão"). De antemão, peço autorização para visitar o Alphorria quando nos encontrarmos em Noronha. Abraço enorme para todos! Mauricio Albuquerque

    ResponderExcluir