segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vitória-Abrolhos

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Textos antigos, do Cruzeiro Costa Leste 2010, que ainda não haviam sido postados (vide post "O retorno do Jedi") 

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 O trecho Vitória-Abrolhos foi feito quase todo a motor, já que os ventos estavam muito fracos. Nesse trecho tivemos um problema sério. O mar estava bastante mexido e, quando faltavam umas 6 horas para a chegada a Abrolhos, ao descer para descansar notei que o barco estava cheio de água, com o assoalho subindo buraco no casco. Mas tive tranqüilidade para, antes de alarmar a tripulação provar a água. Era doce!!! Menos mal pois, se não era água do mar então não havia buraco no casco. Então só poderia ser dos tanques de água doce a bordo, devido ou ao balanço do mar ou a alguma mangueira que houvesse se soltado pelo mesmo motivo. Como a bomba de porão havia parado de funcionar (embora antes estivesse ok) preparei a reserva, que atua ligada na tomada do acendedor de cigarros do painel.

Conferi nossa posição e vi que estávamos no través de Caravelas. Subi, informei à tripula, peguei a mangueira de abastecimento d'água, desci e a liguei na bomba de porão, pondo para funcionar. Chamei no rádio a flotilha e lhes informei do ocorrido, pedindo que alguém se mantivesse por perto. O Riacho Doce, de pronto alterou seu rumo e passou a nos acompanhar. Desliguei o motor, a velocidade caiu para 2,5 nós e consegui esgotar totalmente a água. Ufaa...

Refiz as contas e vi que não daria para chegar a Abrolhos com luz do dia naquela velocidade. Sempre entrei em Abrolhos de dia, pois não é nada recomendável entrar à noite, devido às formações de recifes que circundam e dão o nome ao local (para os navegadores portugueses "Abrolhos", que significa "Abra os olhos"). Resolvi tentar assim mesmo e liguei o motor no máximo, contando que a noite demoraria um pouco para chegar. Quase deu... Chegamos à entrada sul de Abrolhos com o sol já sumindo. Lá vamos nós entrar de novo de noite. Paciência.

Posicionei a Tânia e o Luiz em cada bordo, pedindo que ficassem em atentos a qualquer indício de pedras (barulho ou espuma de ondas batendo) e lá fomos nós. Em baixa velocidade, exatamente em cima do percurso e torcendo para que a precisão do GPS fosse a melhor. Deu certo e, apesar de em certo trecho perto da entrada, a luz intermitente do farol haver nos cegado, foi com alívio que, vimos aos poucos luzes as luzes dos veleiros ancorados. Yessss... Bem vindo a Abrolhos.

Ancoramos na fileira final, esperamos para ver se a âncora havia unhado (o fundo em Abrolhos é meio arisco...) e fomos fazer um merecido rango e descansar. Acordei no meio da noite com um sentimento estranho, embora tudo parecesse normal. Resolvi sair para conferir e... batata!!! A âncora estava garrando, pois estávamos mais perto do veleiro que estava atrás de nós do que antes. Chamei o Luiz, liguei o motor e recolocamos o Alphorria no local certo, com um pouco até mais de espaço. Não foi preciso e a ancoragem serviu até o dia de sairmos.

De manhã a Berta, do IBAMA, que tradicionalmente recebe todos os navegadores, veio dar as boas vindas e (re) explicar as regras da área. Fomos até a Ilha da Siriba com outros velejadores em uma visita guiada pela Berta, e depois mergulhamos em apnéia no local. Houve também um churrasco de confraternização, em que foram entregues itens para o pessoal de apoio local (rádio e casaco de tempo). Em outro dia levei a Tânia para visitar o Farol, que toda vez que passo por lá vou visitar, e considero uma das melhores coisas que se pode fazer em Abrolhos, pois de lá se faz boas fotos. Enfim, nos divertimos bastante.


2 comentários:

  1. não entendi....onde você está?

    abracos
    Ney

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  2. No momento no Panamá. Essas postagens são referentes ao Crzeiro costa Leste 2010, e estou publicando para não perder a oportunidade de compartilhar com os amigos tanto o que ocorreu como as dicas dos lugares.
    Essa informação eu postei em "O retorno do Jedi" :
    "Aqueles que nos acompanharam no Blog notaram que ele parou de ser alimentado de informações a partir de Vitória. O que aconteceu é que, a partir dali, os tempos de Internet algumas vezes eram muito pequenos e a prioridade era...Com a reativação do Blog, e para não perder o rumo, optei por publicá-los assim mesmo, em ordem cronológica, pois embora estejam um pouco de defasados no tempo, não seria justo que os relatos desse período fossem perdidos, tanto pelo valor histórico como o informativo. Colocarei primeiro os acontecimentos da continuação do Cruzeiro Costa Leste 2010 e, posteriormente, a continuação até os dias atuais."
    Mas talvez não tenha ficado muito clara, sorry.
    Mande sempre suas dúvidas.
    Mauricio
    Em tempo, correu a 24 horas?

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